Shenmue - Analise


Shenmue


Nome completo: Shenmue - シェンムー Shenmū;
Publicação: Sega;
Desenvolvimento: Sega-AM2
Gênero Adventure / Sandbox 
Diretor: Yu Suzuki
Plataforma: Sega Dreamcast 
Data de lançamento: 29 de Dezembro de 1999 - Japão
Faixa etária: 14+ 




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Era o ano de 1999, quando a Sega, em um projeto ambicioso, ao lado do gênio Yu Suzuki, levara ao conhecimento de todos, "Shenmue", um game aguardado por muitos, e que viria a mostrar-se um dos jogos de maior sucesso da história da Sega Corp. e dos games. Seria "Shenmue" um jogo realmente competente ao nível de suas expectativas ?

"Shenmue" nos conta a história do garoto japonês Ryo Hazuki, pertencente a uma tradicional família japonesa típica dos anos 80 e órfão de sua mãe, pois, após um corriqueiro dia, retorna à sua casa e se depara com cenas devastadoras, todas elas provocadas por apenas um homem sádico e misterioso. Seu pai também morre, mas dessa vez, Ryo vê tudo, e descobre que o nome de seu futuro algoz é Lan-Di, um perigoso corrupto chinês ...

Sem seus pais, e com a resistência de seu fiel amigo Fukuhara, a obsessão por vingança tomou conta de Ryo que então parte em uma incessante busca contra seu inimigo, o homem que destruíra a sua família, o temível mafioso chinês, Lan-Di teria de ser derrotado


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Oras, como você já deve ter percebido, a história não é tão original assim, porém a forma como ela é tratada e como as acontecimentos vão se esclarecendo é de uma produção extremamente impecável por parte dos roteiristas da Sega. 

O game vinha acompanhado por um sistema gráfico sem igual na época, testando ao máximo a potência do até então poderoso "Sega Dreamcast", último console produzido pela Sega, com capacidade 128 bits.  

Dentre de toda essa beleza gráfica destacavam-se as condições climáticas, o "real-time", onde através de um relógio na tela o jovem Ryu podia se guiar, sabendo previamente que se quisesse explorar determinado local teria de ter máxima atenção nas horas e minutos, fora a beleza dos cenários e da cultura japonesa.

Esse sistema gráfico fabuloso para a época, ainda hoje se encontra belo e "atual", utilizando-se bastante para tais efeitos a luz dos cenários detalhados, polígonos muitos bem distribuídos e expressões faciais de cair o queixo. Completamente genial para o determinado momento em que se passava o mundo dos games nos final dos anos 90 ...

Porém é claro que um game não se destaca apenas pelo sistema gráfico. Para tal obra-prima, a Sega fez de "Shenmue" um jogo mais mais intenso e dinâmico em termos de enredo e jogabilidade em si. Nas fases de exploração do personagem você pode deslocar-se em vários cenários, conversar com outras pessoas, onde isso será de extrema importância para o andamento do game. Cada resposta pode ser essencial.

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 Ainda temos as fases de lutas e sequências, onde jogadores habituados com os "beat-em-up's" de antigamente não terão problema algum. O estilo de luta de Ryu  é baseado em games como Virtua Fighter e Tekken, inclusive com alguns esquemas semelhantes aos personagens destes jogos.

Ainda para destacar, "Shenmue" pode ter sido um dos primeiros jogos a utilizar de forma eficiente e divertida os "quick-time events", que nada mais são do que cenas rápidas de ação onde o jogador deve pressionar teclas que aparecerão na tela de seu televisor, onde as sequências vão fluindo junto com as cenas de ação. Algo maravilhoso e comparado até mesmo a filmes de Hollywood em algumas partes matriciais da história.

A trilha sonora se destaca por músicas e variantes orientais, totalmente orquestradas, onde se enquadram perfeitamente durante o desenrolar do jogo, ou em algum cenário ou "momento". É uma das trilhas sonoras mais belas da história dos games sem dúvida alguma. Surpresas virão no encerramento do jogo ... Ficará marcado para sempre em sua vida gamer. 

O jogo vinha com uma diferença em relação aos demais: enquanto em outros jogos existia até então um final previamente estabelecido, em Shenmue, isso nada mais era do que uma "continuação" direta para o segundo game da história principal. 

A história é retomada na aclamada sequência lançada também para o "Sega Dreamcast" em 2001, intitulado de "Shenmue 2", conseguindo o feito de melhorar ainda mais a qualidade gráfica e mantendo os mesmos padrões do jogo anterior, incrementando a níveis absurdos a diversão e a longevidade da épica história criada por Yu Suzuki.


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É nesta sequência que vamos conhecer a garota misteriosa que normalmente só aparecia nos sonhos de Ryu, onde ele acredita ter um papel importante no decorrer de sua missão. Ela é quem ajudará nosso amigo durante o decorrer do segundo game, mas isso fica pra uma outra oportunidade ...

Posteriormente haveria uma versão para o primeiro "Xbox", console lançado pela Microsoft no mesmo ano, mantendo a mesma qualidade da versão para o "Dreamcast", porém havia a expectativa na época de que a versão de "Shenmue 2" para o Xbox viria com uma qualidade muito superior em relação ao seu antecessor.


Depois de tudo isso, só me resta terminar dizendo que quem tiver a oportunidade de jogar este fabuloso game, com certeza não terá seu dinheiro jogado no lixo. É, sem sombra de dúvidas, uma compra obrigatória para a sua coleção de games "históricos". "Shenmue" e "Shenmue 2" ficará sempre nos nossos corações !
Finalizando, joguem, sintam e mais que tudo: desfrutem do que Shenmue tem de melhor. E tenham certeza que depois desta maravilhosa experiência, sua noção sobre games não será a mesma de antes ...





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