Metal Gear Solid - Analise


Metal Gear Solid


Nome completo: Metal Gear Solid
Publicação: Konami 
Desenvolvimento: Konami 
Gênero: Tactical Espionage Action / Stealth;
Diretor/Produtor: Hideo Kojima
Plataformas: PlayStation 
Data de lançamento: 03 de Setembro de 1998 
Faixa etária: 18+



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Metal Gear Solid é  referência no setor do games "stealth" desde a geração 32bit. 

Na época, a Konami vazou várias informações "aqui e ali", mas não havia como esconder a noção de que Metal Gear Solid seria uma aventura de proporções épicas.

A espera passou, e o jogo está finalmente entre nós a mais de 10 anos. Mas será que Metal Gear Solid mereceu realmente todo aquele "hype" da época ? Isso realmente depende da sua perspectiva.
 
Na sua essência, Metal Gear Solid é uma verdadeira lição de stealth. Esqueça ficar correndo em salas com sua arma lança-chamas não deixando nada vivo, aqui isso não existe. A regra em Metal Gear é: sua arma é a sua vida, e vice-versa.

Por que se preocupar em combater guardas quando você pode simplesmente burlar isso e pegá-los pelas costas, rastrear ao longo das paredes apenas fora do alcance da vista das câmeras de vigilância, e se esconder atrás das caixas ?



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Diferentemente da maioria dos outros jogos, Metal Gear Solid realmente sabe como contar uma história. Você, jogando com o famoso agente Solid Snake, deve se infiltrar em uma base que tem sido invadida por terroristas frequentemente.  

Esses terroristas, porém, são os membros de sua antiga unidade, uma organização ultra-secreta conhecida como "Fox Hound".

Os "hounders" estão sentados em uma arma nova e super-secreta que abriga ogivas nucleares, com a intenção de enviar o planeta de volta para a Idade do Gelo.


Sua missão (sem escolha aqui, você é forçado a aceitar) é se infiltrar na base carregando nada além de um par de binóculos e um maço de cigarros, vá até os reféns, descobrir se a Fox Hound tem mesmo a capacidade de transportar as suas ameaças apocalípticas, e se isso acontecer, pare.


O enredo se desenrola em uma coleção aparentemente interminável de cenas, tudo muito bem feito, utilizando cada polígono possível do falecido PlayStation. Aliás, Metal Gear Solid foi por muito tempo, referência em gráficos, tanto que posteriormente houve uma versão para PC muito bem rankeada.

O jogo não precisa exagera tanto em CG's no percurso da história (dada a quantidade de tempo gasto assistindo cenas, FMV provavelmente a Konami teria feito MGS um jogo de três ou quatro discos), embora não use vídeo em alguns casos isolados as cenas em si são belíssimas e envolventes.

Quando você começa a jogar, você realmente se sente como se estivesse constantemente em perigo. Existem muitas maneiras dos guardas serem alertados para a sua presença. O mais perigoso, é claro, é a visão. Se você entrar na linha de visão de um guarda ou uma câmera, você tem uma luta em suas mãos.


Felizmente, as suas linhas de visão são representadas por grandes "cones" em seu radar. Basta ficar longe dos cones, e você nunca vai ser visto.  

Se você pisar em uma poça de água ou através de uma passarela de metal, disparar uma arma, ou bater em uma parede (ótimo para atrair os guardas ao seu destino), guardas próximos ouvirão o barulho e "check-out". A sim, eles vão realmente seguir suas pegadas na neve.

Se você estiver manchado, um grupo de guardas vai sair do nada e começar a jogar tiro ao alvo com você. Isto também inicia um "timer" de duas partes. A primeira parte do timer é o "timer danger".


Durante este tempo, os guardas estão extremamente em alerta, e eles correm ao redor, na esperança de encontrá-lo. Se você consegue ficar fora de vista, o temporizador começa o segundo alarme. Durante esse tempo, os guardas não irão olhar para você tão ativamente.


Se você ficar escondido durante esse tempo, os guardas estupidamente vão supor que você deve ter fugido, e simplesmente retornar aos seus postos. Não às patrulhas aumentadas, não às caçadas, falha ou não, funciona propositadamente assim.

Eles só esquecem que já viram você e continuam a vagar sem rumo. Embora seja compreensível que isto tinha de ser feito para fins de jogo (ficando "marcado" uma vez e jogar o resto do jogo com toneladas de guardas em sua cola não será exatamente fácil como você pensa), isso sugere automaticamente que a IA do jogo não é das melhores.


Além disso, todos esses guardas estão muito ruins na necessidade de alguns óculos corretivos, porque só podem ver cerca de 20 metros na frente deles. Cara, você pode até gravar um guarda na parte de trás da cabeça (que leva vários tiros para matar), e ele só vai olhar em volta, não vejo ninguém, e voltar para lá como um idiota, é isso é Metal Gear Solid.


Quando você não está correndo atrás das costas dos guardas tolos, você está encontrando vários puzzles e chefes. A maior parte do aspecto de quebra-cabeças está totalmente arruinada pelo seu rádio, que permite que você verifique com pessoas diferentes durante o jogo.


Eles também frequentemente chamam você, às vezes para avançar na história, e eles sempre vão dizer exatamente o que fazer a seguir. Pode ser bom ou ruim dependendo do jogador.



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Seu coronel frequentemente lhe indicará caminhos para estabelecer conceitos pesados ​​como "Snake, aperte o botão de ação para descer a escada" em você.

Além disso, após a maioria dos encontros importantes, seu amigo, o coronel, irá sempre contacta-lo, como acabei de dizer. Normalmente, ele poderá dizer: "Didn't (parte x) apenas dizer-lhe que (y item) é mantido em (local z).



"Depressa, Snake! Nós estamos quase fora do tempo! " Algumas vezes desnecessariamente interrompe o jogo e faz você se sentir como uma criança de oito anos de idade ás vezes, com um  déficit de atenção em vez de um assassino treinado. Tudo isso realmente é uma porcaria pra qualquer dificuldade implantada no jogo.
 
Embora nenhum dos quebra-cabeças seja realmente difícil, resolvê-los chega a ser até gratificante. Porém mesmo que o jogo tenha vários níveis de dificuldade, todos eles sofrem o problema de não aumentar ou modificar sua estrutura básica.


As configurações de dificuldade não estavam na versão japonesa do jogo, e eles realmente tiveram um "lançado em no último minuto" no currículum deles. O ajuste fácil do jogo é equivalente à versão japonesa.

N
a dificuldade "normal", o jogo tem muitas mudanças, mas não o suficiente para realmente fazer a diferença. O modo "hard" até aumenta a quantidade de dano que você tomar e também desativa seu radar e isso é um ponto muito positivo para a Konami.
 
A dificuldade "extreme" estará travada até que você feche o jogo pelo menos uma vez, e ela não possui radar. Agora, o problema com isto é que a jogabilidade foi realmente concebida em torno de usar o sistema de radar de forma eficaz. Sem ele, a única maneira de ver os guardas é usar a visão em primeira pessoa ou se espreitar nos cantos.

Infelizmente, você não pode se mover na visão em primeira pessoa. O tempo que você tomar para parar e olhar para os guardas pode ser o momento que um deles pode se virar e vê-lo. Enquanto isso, você está mirando de onde você não pode nem mesmo se esconder, muito menos usar uma arma de fogo.


Isso não seria tão ruim se a exibição fosse modificada um pouco para trás, mas a maioria dos guardas que dispara não vão estar na tela. Se eles fazem isso para a tela, as chances são de que eles já estão atirando em você a algum tempo.


Enquanto o jogo certamente tem sua parcela de problemas, deve-se dizer que o jogo apresenta-se extremamente bem, e é realmente divertido de jogar, mesmo que seja quase completamente desprovido de desafio em algumas partes. O controle é muito bem concebido, e seleção de estoque é especialmente elegante.


Mas nem sequer pense em jogar Metal Gear Solid sem o "dual-shock". Este jogo é provavelmente o primeiro a realmente fazer o uso perfeito das funções de vibração e a realidade prima um longo caminho para manter o suspense na tela, tanto pela oportunidade quanto pela sutileza.


Uma vez imersos no mundo de MGS, você honestamente se sentirá como a estrela de um "thriller" de espionagem. Se você está em silêncio quebrando o pescoço de alguns guardas ou apenas batendo na tecla "círculo" enquanto está amarrado em um dispositivo de tortura, você realmente sentirá que o destino do mundo está em sua mãos.


É um ótimo passeio e uma história razoavelmente cativante, em que, considerando que você gasta mais tempo assistindo a história se desenrolar do que realmente o jogo (o jogo chega a ter dez vezes mais diálogos que um filme em média), o enredo ajuda bastante a se entreter com a aventura.


Existem muitas cenas no jogo, que em si parece quase como uma coleção de minigames, inseridos ás vezes para mantê-lo fora de sintonia da trama. A narrativa não é perfeita, mas no entanto é competente.


Sobre a meio do jogo, a história dá uma reviravolta dramática, e o resto do diálogo é basicamente um grande "boom". A mensagem anti-guerra, temperada com muito "Como eu poderia ter me envolvido em tal esquema de um mal ? " se faz presente constantemente na trama.


Ainda assim, existem bastantes reviravoltas e revertérios na conspiração para manter a história sempre interessante, apesar de sua agenda óbvia e irritante de clichês maquinários antinucleares.

Do ponto de vista áudio/visual, Metal Gear Solid é verdadeiramente incrível. Enquanto as texturas do jogo pode estar por um lado "granuladas", o detalhe com o qual tudo é processado é verdadeiramente surpreendente.


Não há nenhum 3D no jogo. Tudo é renderizado em 3D, até aos pequenos detalhes, como os itens que residem em mesas e larvas "festering" de cadáveres em decomposição.


Tudo parece real e age de forma extremamente realista. As animações são muito bem feitas e se executam num ritmo suave. Um toque de abrandamento aparece quando há vários inimigos na tela, mas ele realmente não é muito perceptível.


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A trilha sonora e os efeitos são totalmente incomparáveis. A música tem um aspecto sinistro que perfeitamente define o clima do jogo durante os cenários e ou qualquer situação que assola Solid Snake.
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Os efeitos sonoros são muito bem conduzidos, desde um pequeno estalo de um tiro que se ouve quando pega um item até o barulho de um "sniper-rifle".

Os efeitos também variam dependendo do seu arsenal de armas e do local em que você se encontra. Se você está no meio de uma tempestade de neve, tiros vai soar abafado misturando-se ao som do lugar. Se você está em um quarto apertado ou poço de ventilação, os efeitos v/ao assumir um som de "eco" de forma adequada e realista.

Além disso, diferentemente da maioria das traduções, o trabalho de voz em Metal Gear Solid é surpreendente. O que eles estão dizendo realmente pode ser um pouco "piegas" e clichê às vezes, mas pelo menos eles entregam o diálogo com a quantidade certa de convicção e fluência labial.

Para dizer que a duração do jogo é decepcionante, você está errado, a duração é bem generosa na melhor das hipóteses. Mesmo se você não fosse assistir cada das cenas únicas não fecharia antes de no mínimo 10 horas, sem saber o que fazer, claro.


Uma vez que você sabe exatamente o que fazer e pular o enredo tanto quanto possível, você pode executar através do jogo em três horas ou menos dependendo de jogador para jogador.


A Konami tentou adicionar elementos extras na forma de vários níveis de dificuldade, bem como incentivos para jogar o jogo novamente, mas nenhuma quantidade de itens especiais e ajustes visuais, isso só foi possível depois das versões "Integral" e "VR Missions".

Sim, "Ooh, agora eu estou vestindo um smoking." Definitivamente ... excitante) fechar Metal Gear Solid por mais de duas vezes, e até mesmo jogá-lo pela segunda vez só para ver os dois finais é mais um vida extra para a aventura. Sua breviedade é simplesmente arrasadora.


Enquanto o jogo é definitivamente indispensável em sua coleção, você poderá facilmente alugar por uns dias e ver tudo o que vale a pena ver. A partir de agora, depois de 12 anos, quando olhamos para trás em cima de Metal Gear Solid, o que vemos ?


O jogo definitivamente é revolucionário em muitos aspectos. Ele inova na jogabilidade e realmente traz o o videogame um passo mais próximo do reino dos filmes. É, sem dúvida, um jogo histórico.


Mas a extrema facilidade com que pode ser dominado, o comprimento do jogo pode ser fator exponencial para a longevidade. Além disso, nós queremos realmente jogos que são mais parecidos com filmes ? Claro que queremos.

Se Hideo Kojima, produtor do jogo, era tão definido sobre este tipo de experiência cinematográfica, ele realmente deveria estar fazendo filmes ao invés de jogos ? Ou as duas coisas ?  

Apesar de Metal Gear Solid atualmente estar sozinho, ele se destaca como mais uma obra de arte do que como um jogo realístico em si.

A compra definitivamente é certa, e Solid Snake nunca esteve tão ativo. Considerado por muitos até hoje como o melhor da série. "Hey, Otacon !".









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